Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

AMONIO, O ZUMBI VEGETARIANO#30

UNIVERSO VII

ESPAÇO-TEMPO

E AÍ VIVOS! TUDO BEM COM  VCS? ESPERO QUE SIM... NAS MINHAS DIVAGAÇÕES DE ZUMBI DE HJ VIM FALAR UM POUCO DO ESPAÇO-TEMPO ESSE CONCEITO CABULOSO DA FÍSICA E DA ASTRONOMIA. VC AINDA NAO SABE O QUE É ISSO? ENTAO #KIBAGEM...

Na físicaespaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade restrita e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo. Um ponto, no espaço-tempo, pode ser designado como um "acontecimento". Cada acontecimento tem quatro coordenadas (txyz); ou, em coordenadas angulares, trθ, e φ que dizem o local e a hora em que ele ocorreu, ocorre ou ocorrerá.
“Einstein (e vários colaboradores) LEVARAM quase uma década para lidar com as complexidades da matemática, mas tudo foi dito e feito, tivemos, então, a relatividade geral: uma teoria que descreve nosso universo de três dimensões de espaço e uma de tempo, onde a gravitação existe.(...)
Conceitualmente, o Tensor Métrico define como o espaço-tempo, em si, é curvo. Sua curvatura depende da matéria, energia e tensões presentes dentro dele; o conteúdo de seu universo define a sua curvatura espacial no espaço-tempo. Pela mesma razão, a maneira que seu universo é curvo revela como a matéria e a energia vão se mover através dele. Gostamos de pensar que um objeto em movimento continuará em movimento: a primeira lei de Newton. Conceituamos isso como uma linha reta, mas o espaço curvo nos mostra que, em vez disso, um objeto em movimento que continua em movimento segue uma geodésica, que é uma linha particularmente curva que corresponde a um movimento não acelerado. Ironicamente, é uma geodésica, não necessariamente uma linha reta, que é a menor distância entre dois pontos. Isso aparece em escalas cósmicas, onde o espaço-tempo curvo, a partir da presença de massas extraordinárias, pode curvar a luz de fundo por trás dele, às vezes em múltiplas imagens.

PADAWAN, MUITA CALMA!  QUE EU VO SIMPLIFICAR BASTANTE ESSAS NERDICES NIVEL "VERY HARD DARK SOULS".
 BOM, O QUE OS CARA EXPLICARAM É QUE O ESPAÇO É SEMELHANTE A UM TECIDO QUE VC ESTICA E COLOCA ALGO PESADO SOBRE ELE. QUANTO MAIS PESADO O OBJETO O TECIDO É MAIS CURVADO:

A IMAGEM ACIMA MOSTRA O BOLA AMARELA  NO MEIO INFLUENCIANDO A CURVATURA DO ESPAÇO. ASSIM COMO UMA BOLA DE BOLICHE CURVARIA UM LENÇOL ESTICADO. AGORA IMAGINA QUE VC JOGUE UMA BOLINHA DE GUDE NESTE LENÇOL... SIM! PADAWAN, A BOLINHA VAI EM DIREÇÃO A CURVATURA DA BOLA MAIOR. AGORA IMAGINA ISSO NO NIVEL DO UNIVERSO. 

UM CORPO COM UMA MASSA MUITO GRANDE CURVA MUITO O ESPAÇO AO SEU REDOR E NAO SO O ESPAÇO, MAS TBM O PRÓPRIO TEMPO. ASSIM O TEMPO PASSA MAIS RAPIDO QUANDO ALGUMA COISA ESTA PROXIMA DE UM BURACO NEGRO POR EXEMPLO.  E O TEMPO PASSA MAIS DEVAGAR QUANDO UMA COISA ESTA MAIS LONGE DESSE BURACO NEGRO. A MASSA DESSE BURACO NEGRO VAI CURVAR O ESPAÇO E O TEMPO A SUA VOLTA. ASSIM COMO UMA BOLA DE BOLICHE VAI CURVAR UM LENÇOL ESTICADO. MAS A CURVATURA DO ESPAÇO ACONTECE EM TODAS AS DIREÇÕES EM VOLTA DO OBJETO:
ESSA IMAGEM ACIMA É A REPRESENTAÇÃO DE COMO UM CORPO ( UMA ESTRELA POR EXEMPLO)  CURVA O ESPAÇO  A SUA VOLTA.  O TEMPO E O ESPAÇO SAO "ESTICADOS"COM MAIS FORÇA E MAIS RAPIDO  QUANDO PROXIMOS A UM OBJETO( ESTRELA, PLANETA, BURACO NEGRO)   E DE FORMA MAIS LENTA E COM MENOS FORÇA A MEDIDA QUE SE AFASTA DESSE CORPO. A GRAVIDADE É PORTANTO O EFEITO DA CURVATURA DO ESPAÇO-TEMPO.
  COM ISSO ALBERT EISTEIN E OUTROS COMPROVARAM QUE O TEMPO É RELATIVO NO UNIVERSO E NÃO UMA COISA LINEAR COMO SE PENSAVA ANTIGAMENTE. 
O UNIVERSO REALMENTE É ESPETACULAR!!! PENA QUE TEM UM MONTE DE MULA QUE ACREDITA EM TEORIAS CONSPIRATORIAS  E ESCOLHEM NAO ACREDITAR NAQUILO QUE É COMPROVADO CIENTIFICAMENTE. É POR ISSO QUE EU NAO COMO CEREBRO HUMANO, TENHO MEDO DE FICAR BURRO!!!!

ATÉ MAIS PADAWANS!!!





FONTE:
 universo racional;
 wikipedia: espaço-tempo
http://1.bp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário