Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

DICA DE LEITURA #6 POR MAIS UM DIA COM ZAPATA


Por Agente DPC

Iae pessoal, tudo na paz?
Eu fui na comic con de 2016, como já tinha dito antes. E lá, dentre outras coisas, comprei esse quadrinho publicado pela zapata edições, e produzido por Daniel Esteves, Alex Rodrigues e Al Stefano.
Esse quadrinho retrata a trajetória de Emiliano Zapata, líder dos guerrilheiros do sul, na revolução mexicana.
Confesso que quando vi esse quadrinho só comprei porque tinham haver com a revolução mexicana. Não me importei muito se a história ou a arte eram boas.
Sou formado em historia e no período da faculdade, lembro que fiz um trabalho sobre a revolução mexicana e esse foi o trabalho que mais me dediquei porque gostei muito do assunto. Gostei da forma como se deu a luta revolucionária. Como Zapata se portou durante todo esse período. E na minha opinião, tanto Emiliano Zapata como Pancho Villa (caudilho do norte), foram os únicos líderes revolucionários que não se corromperam pelo poder (até onde estudei lógico). Então esse quadrinho me chamou a atenção só pela capa.
Mas ai comecei a ler e de cara já gostei muito da arte. É um desenho bem estilizado, em preto e branco hachurado. Esse tipo de arte na minha opinião combina muito com quadrinhos. E tem referências de fotos reais.  





A historia é contada do ponto de vista de um dos companheiros de luta de Zapata, conhecido como brasilenõ, um índio que vivia na comunidade de Belo monte, que foi destruída pelo exército brasileiro, episodio que ficou conhecido como a guerra de canudos. Ele saiu de canudos e foi até o México onde encontrou Zapata e a partir daí começou a seguir Zapata. Mas até onde eu sei esse personagem é fictício. 


Então depois de muito tempo por conta de algumas situações, ele volta  procurar por Zapata e nessa caminhada ele encontra algumas dificuldades, mas também alguns amigos e um em especial que vocês vão ver quando ler. 



E conforme a historia vai progredindo, vai sendo mostrado alguns momentos da revolução. Até que a historia chega no ponto do espírito da revolução que é a luta pela liberdade que com o passar do tempo perdeu a sua força, mas que ainda vive nos corações de muitos. Leiam porque é muito bom esse quadrinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário